As fases da lua realmente influenciam a pesca lúdica e desportiva? O sol e a lua têm um forte efeito sobre a terra devido à sua força gravitacional, combinada e reforçada nos oceanos, lagos e pântanos. Estes são os mais sensíveis embora, obviamente, também afectem os rios. As ondas gravitacionais são uma consequência da teoria da relatividade geral de Einstein.

Todos sabemos com certeza que a lua e o sol são a causa das marés. A influência da lua sobre as massas de água é, podemos dizer, dominante devido à sua proximidade com a Terra. Esta não é ainda uma “ciência exacta”, embora muitos profissionais, no entanto, já tenham feito os seus próprios calendários, com resultados muito bons. A conclusão é que a lua, sem dúvida, tem um efeito sobre o peixe (ver tabelas das Fases Solunares).

Mas não são os únicos factores, existem muitos outros factores que também são decisivos para a pesca, tais como:

Tabela 1 – Factores Decisivos na Pesca

O que é demonstrado é que quando a lua e o sol estão na posição de maior atracão gravitacional, em relação à Terra, isso afecta decisivamente os corpos líquidos (mais do que os corpos sólidos). Todos sabemos que a lua afecta as marés, então a lua terá uma importância relativa não só nos hábitos e comportamentos dos peixes, mas também no seu habitat.

Como isso afecta o comportamento e a actividade dos peixes?

O corpo do peixe, como o corpo do ser humano (e como o resto dos animais), também são formados por uma alta percentagem de água. Portanto, afecta não apenas o seu equilíbrio natural, mas também a sua massa corporal. E, portanto, logo os seus comportamentos alteram-se consoante as fases lunares.

Foram feitos estudos, mostrando que os dias de lua cheia e lua nova, os peixes são extremamente activos. Mas o que isso significa? Simplesmente, eles procuram mais comida e, portanto, alimentam-se mais … Esta é a chave para entender como a lua influencia o comportamento dos peixes e mexe com a sua actividade.

Um exemplo claro é que, nos oceanos, os hábitos de alimentação dos peixes que vivem na zona pelágica, ou seja, aqueles que habitam a não mais de 200 metros de profundidade, também variam dependendo das fases da lua.

Se pedirmos, por exemplo, aos profissionais dedicados à pesca do atum, qual é o melhor período para lançar as canas para a pesca deste precioso peixe ?, o mais sincero nos dirá que esses peixes são mais activos durante os 4 dias antes da lua cheia e durante os 4 dias após a lua nova. Com base nos “registos de capturas” dos profissionais e dos estudos científicos já realizados a este respeito, foi demonstrado que este é realmente o caso. As respostas de outros profissionais e amadores foi que não ligam muito a estas coisas e teorias… Já sabemos que muito poucos pescadores revelam os seus segredos …

Não esquecendo que as alterações de pressão têm uma grande influência na actividade dos peixes, vamos então ver e analisar cada uma das fases da lua.

Figura 1 – Diagrama representando a posição da Lua e suas respectivas fases (vistas desde o hemisfério norte). No início está a lua nova. Note que, ao final, o destaque em verde representa a porção da órbita a mais que a Lua teve que executar para chegar novamente à fase nova, por conta do movimento de ambos os astros ao redor do Sol. Por Orion 8 – Obra do próprio, CC BY-SA 3.0

Vamos analisar individualmente cada uma das das 9 fases lunares deste diagrama :

Fase 1 : Lua Nova

Esta fase da Lua é normalmente impossível de ver a olho nu, uma vez que está escondida atrás do brilho do sol, só é possível observá-la quando ocorre um eclipse solar total, que ocorrem durante esta fase lunar somente quando as condições dadas são apropriadas.

 Fase 2 : Lua crescente / ou crescente côncava

É a primeira aparição da Lua no céu, 18 ou 30 horas após a ocorrência da Fase 1. Esta fase da Lua pode ser vista no céu para a oeste, uma vez que o Sol já está escondido, logo acima do crepúsculo ainda está remanescente. Esta fase da Lua é a que costumava começar o primeiro dia de cada mês lunar.

 Fase 3 : Quarto Crescente

Tem a sua exibição no leste às 12 horas, o zénite ocorre às 6 horas da tarde e o seu pôr-do-sol às 12 horas da meia-noite. A parte luminosa da Lua durante esta fase tem a forma de um círculo que é dividido pela metade (semi-círculo).

 Fase 4 : Lua crescente convexa / ou crescente gibosa

Uma vez que a Fase 3 acabou, a Lua leva-se progressivamente dia após dia, uma forma convexa em ambos os lados na sua parte luminosa, perdendo o lado recto.

 Fase 5 : Lua Cheia

É, quando a concavidade da parte luminosa da Lua é completa na sua totalidade até formar um círculo. O seu nascer é aproximadamente às 18:00h, o zénite atinge-se aproximadamente à meia-noite e está escondido perto das 6:00 da manhã. A lua cheia vem marcar exactamente o que é o meio do mês lunar (14 dias).

 Fase 6 : Lua minguante convexa / ou minguante gibosa

Após a Fase 5 ou a Lua cheia, a parte luminosa da Lua começará a diminuir com o passar dos dias, levando de novo (como na Fase 4), uma aparência da Lua-Côncava (gibbous) desta vez na sua fase decrescente.

 Fase 7 : Quarto Minguante 

Exactamente como na Fase 3 Quarto Crescente, mas na direcção oposta. Além disso, tem o seu nascer às 24h meia-noite, e atinge o zénite no céu às 6 horas da manhã e o seu declínio ocorre às 12 horas meio-dia, ou seja, esta fase lunar corresponde ao período dos dias em que é possível observar a Lua no céu durante as horas da manhã.

 Fase 8 : Lua minguante / ou minguante côncava

É idêntico à Lua Nova Visível ou Fase 2, mas na direcção oposta. A Lua minguante só é possível vê-la ao amanhecer, em direcção ao Leste, logo acima do Amanhecer e antes que o Sol nasça. Tem a aparência de uma pequena foice.

 Fase 9 : Lua Nova

Corresponde à última fase visível da Lua vista da Terra, iniciando assim, novamente, outro ciclo de fases lunares.

O ciclo completo, denominado lunação, leva pouco mais de 29 dias para se completar.

Tabelas Solunares

Solunar é uma teoria formulada que estabelece uma série de períodos produzidos pela atracão da Lua em que os seres vivos mostram maior actividade.

Cada pescador terá a sua própria opinião, leitura e teoria sobre este tema, embora grande parte aceite a influência da lua como um factor a considerar em cada jornada de pesca.

O uso de tabelas solunares é muito simples. É um pouco como uma tabela de marés, mas para os nasceres do sol e pores do sol e da lua.  Os cálculos realizados possibilitam determinar as fases favoráveis ​​à pesca, dependendo sempre da localização do seu local de pesca, não sendo uma ciência exacta como muitos outras.

O que podemos aconselhar é que se todos os factores descritos na tabela 1 forem preenchidos positivamente, esta tabela solunar ou outra vai ajudá-lo a escolher um bom dia para pescar e possivelmente um dia bem sucedido de capturas.

Existem outras tabelas, em que são apresentadas quatro fases “Lua Nova”, “Lua crescente”, “Lua cheia” e “Lua minguante” de sete/oito dias, no entanto, nesta tabela, especificamos mais as características de cada uma delas. Ou seja, se tomarmos a lua crescente como exemplo (do dia 5 ao dia 12 do ciclo lunar) vemos que há três fases (fase 2: Lua crescente, fase 3: quarto crescente, fase 4: Lua crescente convexa), no entanto, se contarmos esses dias (do dia 5 ao dia 12 do ciclo lunar) veremos que temos os mesmos 8 dias de uma forma mais detalhada.

Fases da Lua detalhadas em 9 fases

A influencia da Lua e a teoria de John Alden Knight, previsão dos períodos de maior actividade para cada fase da Lua:

Fases da Lua detalhadas em 4 fases simples

NOTA:

Como podemos ver, existem dois conceitos muito diferentes; “Pesca Nocturna” e “Pesca Diurna”. Dependendo da latitude e da longitude do local onde vamos pescar, podem existir variações …é uma questão de fazer o registo das suas jornadas de pesca e ir ajustando as tabelas de acordo com as médias de cada local ao fim de um período anual.

Mas não nos esqueçamos de que existem dois períodos da Lua importante relacionados com a maior actividade do peixe geralmente 45 minutos antes e depois que são o nascer da Lua e o pôr da Lua os quais muitas das vezes não são visíveis  a olho nu como o nascer e o pôr do Sol, o amanhecer e o anoitecer também são momentos de grande importância para a pesca.

Poderá encontrar na Internet aplicações para telemóveis ou websites que o ajudam a calcular os melhores períodos de pesca consoante a localização onde vais pesca, para telemóvel pode usar o Fishing Times ou consultar o website Fishreminder, entre muitos outros!

Bons Lances a Todos !